Eleições 2014: cargos e funções

Estamos em ano de eleições e você ainda tem dúvidas sobre os cargos que serão votados e qual a função de cada um? Pois saiba que essa confusão não é só sua. A verdade é que grande parte dos brasileiros não sabe exatamente o que faz cada um de seus candidatos.  Por isso, elimine essas questões antes do dia 05 de outubro, quando acontece o primeiro turno das eleições.

Quem será eleito

Serão eleitos o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

 O que faz cada um deles?

Presidente da República:

É o cargo mais importante nesse sistema.

Função: chefe do Estado e do governo. É responsável pela administração federal e por todas as características da lei (publicar, sancionar e promulgar). Cuida da execução e regulamentos dos decretos, como também de sua expedição. Comanda as forças armadas.
Mandato: quatro anos podendo ser prorrogado por mais quatro, caso seja reeleito.

Deputado Federal:

Os deputados federais são nossos representantes, os representantes do povo.

Função: criação e modificações das leis, que por sua vez são sancionadas pelo Presidente da República. O sistema que os elege é proporcional, ou seja, se um deputado não tiver alcançado uma quantidade razoável de votos, ele poderá ser eleito de acordo com o número de votos conseguidos na legenda do seu partido.

Mandato: quatro anos e não há limite para reeleição.

Deputado Estadual:

Com o mesmo sistema dos deputados federais, os estaduais são eleitos também pelo sistema proporcional, considerando os votos da legenda de seu partido.

Função: sugestões e alterações das leis estaduais. Fiscaliza as contas do governo estadual, cria comissões parlamentares de inquérito e participa ativamente nas funções da Assembléia Legislativa Estadual.
Mandato: Não há limite de reeleição e seu mandato é de quatro anos.

Senador:

Os estados brasileiros são representados pelos senadores, em cada estado são eleitos três e essa quantidade não muda.

Função: semelhante a de um deputado. Elabora as leis e vota a respeito de projetos de leis criados pelo presidente e pelos tribunais superiores. Passa em revista as decisões das Câmeras dos Deputados.
Mandato: Também não há limite para reeleição e seu mandato é de oito anos.

Governador:

O cargo mais importante dentro do Estado.

Função: está em sua representação as relações jurídicas, administração estadual, além de sua participação política e administrativa. Os interesses do Estado junto à Presidência está a cargo do Governador, que tem a tarefa de buscar investimentos e obras federais.
Mandato: Também tem o período de quatro anos para governar, podendo ser reeleito.

E agora que você entendeu melhor o que cada candidato faz, que tal monitorá-los?