Kaplan Ambiental, consultoria e planejamento em meio ambiente

Kaá, em tupi, significa vegetação, mata. Junte o “plan”, de planejamento, e você tem a Kaplan, empresa que desde 2011 oferece consultoria e planejamento em meio ambiente.

Criada pelos sócios Giuliana Tocillo, de 28 anos, e Allan Correia Gomes, de 29, a Kaplan Ambiental auxilia em todos os trâmites que envolvem a aprovação de projetos de licenciamento ambiental para manejo de vegetação. “Cuidamos desde a produção do material técnico até o acompanhamento da intervenção”, explica o engenheiro florestal Allan Correia.

O começo do negócio

“Depois de anos trabalhando em órgãos de licenciamento ambiental como CETESB e DEPAVE, cogitei a possibilidade de prestar consultoria para que empresas privadas conseguissem aprovações dentro de tais órgãos”, explica Allan. Só faltava mesmo o empurrãozinho de Giuliana, que logo após concluir a faculdade de biologia, em 2010, abriu uma empresa para trabalhar com meio ambiente.

Hoje, o casal – parceiros na vida profissional e na pessoal – usa a estrutura do Lab48 Coworking como seu escritório. “Em casa era difícil se concentrar. Queríamos um local que nos permitisse focar no trabalho”, diz Allan. Com o crescimento do negócio e contratação de uma estagiária, a Kaplan ocupa atualmente duas posições fixas e uma móvel dentro do espaço, no bairro do Paraíso, em São Paulo.

“Nossa ambição hoje não é ampliar a estrutura da empresa, mas sim as possibilidades do serviço que oferecemos, principalmente através de parcerias. Queremos manter nosso negócio simples e pessoal”, diz Allan, finalizando: “Entre os valores da empresa está, no final do dia, ver um ganho ambiental maior do que a perda causada por uma intervenção. E isso só é conquistado com muito cuidado e ética. Ou seja, estando próximo aos nossos clientes”.