Para empreender, você precisa de um escritório?

Se você trabalha com um computador e celular em mãos, teoricamente o espaço físico de uma grande sala comercial de escritório é desnecessário. Depois de ficar anos em uma empresa, com uma mesa de trabalho, ambiente com os colegas e horários regrados, o conforto do sofá com o note no colo parece ser uma boa solução para desenvolver seu novo negócio.

Pense nisto, em casa você tem: geladeira sempre à mão, funções para realizar (mercado, contas, organização), televisão por perto o tempo todo… Fica difícil concentrar. E por isso, você precisa de um local para trabalhar.

Saiu uma reportagem na Folha Online dando opções para o empreendedor avaliar o custo de alugar um espaço ao abrir uma empresa. Na matéria diz que com tudo armazenado em uma nuvem, é possível trabalhar de um barzinho, café, e em lugares não tradicionais. Um deles, é o escritório compartilhado.

Uma das funções de um coworking é criar um ambiente de trabalho onde você tem sua mesa, colegas, horários sem deixar o conforto de lado. No Lab 48 existe o momento para relaxar também com sala com sofá e vídeo-game, copa, maca para quick massage, e até uma varada. Assim você tem um escritório que pode ser tão confortável como a sua casa, só que muito mais funcional para seu negócio.

A grande sacada de trabalhar em um escritório compartilhado são as diferentes profissões que dividem a mesma sala, e agregam informação para você – que está começando no novo negócio.

E se for colocar tudo na ponta do lápis, o valor de um coworking sai mais em conta do que um aluguel de sala comercial.

Que tal pensar nisto antes de alugar uma sala e ter que se preocupar com a contratação de telefone e internet, aumento do IPTU, compra de mesas, cadeiras, reforma, etc?